Artigos

OS DIREITOS HUMANOS COMO VALOR RESTRITIVO DE INTERESSES NACIONAIS BÉLICOS: UMA DECISÃO EXEMPLAR

Discute-se a possível incompatibilidade entre o interesse nacional supremo de um país em conflito bélico – a vitória a qualquer custo – e o valor absoluto da dignidade humana. Historia-se a evolução dos conceitos de direitos humanos e de dignidade humana, correlatos, como valores absolutos da civilização ocidental, no estádio em que se encontra. A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos da América no caso conhecido como Hamdan v. Rumsfeld é apresentada como exemplo de predomínio do valor civilizacional dos direitos humanos sobre o eventual interesse nacional bélico, reafirmando as garantias consagradas na Constituição dos Estados Unidos da América, que refletem o respeito à dignidade humana.

Para ler o artigo, clique no link

Juridica_Decisão exemplar

A UTILIDADE DA BIOÉTICA NA SOCIEDADE ATLANTIZADA

A proposta do artigo é reconhecer-se a importância da bioética como instrumento normativo para controle do poder extraordinário conferido ao homem pela irrupção da tecnologia contemporânea no mundo da vida. Isto gera uma situação em que o incremento de poder distancia-se cada vez mais do ajustamento dos valores que a sociedade pode admitir, em face das novas possibilidades de forma de vida, o fenômeno é metaforicamente chamado de “atlantização da sociedade”. Examinando-se as dificuldades de um consenso operacionalizável acerca do bem nas modernas sociedades pluralistas, conclui-se pela existência de uma indeterminação normativa, que, em virtude do caráter rapidamente cambiante do conhecimento científico-tecnológico, determinador das circunstâncias de exercício desse poder extraordinário, não deve ser obviada pela rigidez e invariabilidade das normas jurídicas. A natureza prescritiva, mas flexível da bioética é, no caso, o mais adequado meio de evitar-se o uso descontrolado desse poder, sem inibir a inovação.

Para ler o artigo, clique no link:

BIOÉTICA

A IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL MILITAR

Este arttigo trata da importância da comunicação para o atingimento de metas estratégicas, especialmente da comunicação militar institucional.  Nele se constrói um Indicador de Potencial que quantifica o potencial de desenvolvimento dos países e se aplica esse indicador para mostrar em que idiomas essa comunicação deve ser preferencialmente feita.  Este artigo ganhou o prêmio Asas das Américas, outorgado pela Universidade da Força Aérea dos Estados Unidos da América, e foi traduzido em inglês e chinês

Para ler o artigo em português, clique no link:

Importância Geoestratégica

Para ler o artigo em inglês,clique no link:

Military Institutional Communication

Para ler o artigo em chinês,clique no

 军事学术交流及其地缘战略重要性

EFFECTS-BASED OPERATIONS:
A Military Application of Pragmatical Analysis

Mostra que o conceito de Operações Baseadas em Efeitos -- fundamental para a atual visão estratégica e tática das forças armadas dos Estados Unidos da América -- é uma aplicação à atividade milutar da técnica da Análise Pragmática, desenvolvida e aplicada pelo autor desde os anos de 1980.

Este artigo foi publicado originalmente em inglês e, posteriormente, traduzido em chinês, português, francês e árabe.

Para ler o artigo em inglês, clique no link: EBO Inglês

Para ler o artigo em chinês, clique no link: EBO chinês

Para ler o artigo em português, clique no link: EBO portugês

Para ler o artigo em francês, clique no link:EBO francês

Para ler o artigo em árabe, clique no link: EBO árabe

O PROBLEMA ÉTICO NAS SOCIEDADES PLURAIS E ALGUNS EQUÍVOCOS

O artigo mostra que, ao contrário do que ocorre nas sociedades tradicionais, as sociedades modernas são pluri-ideológicas, o que torna o problema da definição do certo e do errado polêmico em numerosos casos.

Este artigo ganhou o prêmio Asas das Américas, outorgado pela Universidade da Força Aérea dos Estados Unidos da América, tendo sido traduzido em espanhol e inglês.

Para ler o artigo em português, clique no link: Ética e sociedades plurais

Para ler o artigo em espanhol, clique no link: El Problema Ético

Para ler o artigo em inglês, clique no link: Ethics

SOBRE SÓCRATES E SEU MÉTODO

Carta ao Editor do Air ans Space Power em Português, criticando o pretensouso do método socrático no artigo “Liderança pelo Método Socrático”, publicado e outra edição do periódico.

Para ler o texto, clique no link: Sócrates

 

FILOSOFIA E FÍSICA

Artigo publicado na revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência acerca do conteúdo filosófico de algumas das mais relevantes questões da física contemporânea.

Para ler o artigo, clique no linkFilosofia e física